musica con sentido e sentimiento

domingo, setembro 20, 2009

Pre-sal: os entreguistas

Os repórteres Ranier Bragon, Fernanda Odilla e Valdo Cruz - da "Folha"- fizeram a parte deles. Mostraram, de forma irretocável, como três deputados da oposição apresentaram emendas - com redação idêntica - ao projeto do pré-sal apresentado por Lula.

Mais que isso: as emendas atendem aos interesses das empresas petrolíferas que se opõem à Petrobrás.

Ou seja: é batom na cueca.

Nos anos 60/70, era comum chamar de "entreguistas' os políticos que se opunham aos interesses nacionais. Nos anos 80/90 (especialmente durante o governo tucano de FHC) ficou "fora de moda" chamar alguém de entreguista, como ficou fora de moda se definir como nacionalista.

Pois bem: que nome dar ao que fizeram esses três deputados? São entreguistas ou não? Em tempo: dois deles são filiados ao DEM, e um ao PSDB.

DEM e PSDB, como se sabe, formam a neo-UDN.

A velha UDN (comandada por Carlos Lacerda, "O Corvo") tinha como uma de suas características denunciar "escândalos" - como fazem hoje em dia PSDB e DEM. Assim, desviam atenção do que interessa, e além disso sobra mais tempo pra fazer bons negócios.

A reportagem deixa claro porque a oposição (com apoio de vários colunistas da chamada "grande imprensa") fez campanha tão barulhenta contra a "urgência" que Lula pedia na aprovação do pré-sal. Sem a "urgência", sobra mais tempo pra negociar os interesses das empresas petrolíferas.

Mas eu abri esse texto falando dos repórteres da "Folha". Fizeram o trabalho deles. O que chama a atenção é o seguinte: o jornal não destacou o caso como manchete principal na capa.

Claro, a "Folha" também é UDN. Preferiu destacar, pela enésima vez, a história dos atos secretos no Senado.

A UDN segue firme em sua marcha para a desmoralização. 2010 terá dois partidos em disputa: UDN x trabalhistas. Como nos velhos tempos.

Só que os entreguistas hoje em dia perderam a vergonha. Ficaram mais descarados. Os anos de tucanato fizeram mal a eles. Nem sabem mais dissimular.


fonte(blogg periodista rodrigo viana)

Nenhum comentário: