musica con sentido e sentimiento

sexta-feira, julho 23, 2010

Pronunciamento de um veterano de guerra estadunidense, sobre o Iraque:






"E eu me esforcei para ter orgulho do meu serviço, mas tudo o que conseguia sentir era vergonha.
O racismo não podia mais mascarar a realidade da ocupação eles eram gente, eram seres humanos.
Desde então passei a sentir culpa toda vez que via homens idosos, como o que não podia andar e carregamos com uma maca, até que a polícia iraquiana pudesse levá-lo.
Sentia culpa toda vez que via uma mãe com suas crianças, como a que chorava histericamente gritando que nós éramos piores que Saddam, enquanto a obrigávamos a sair de sua casa.
Eu sentia culpa toda vez que via uma garota jovem, como a que eu agarrei pelo braço e arrastei para a rua.
Disseram-nos que lutaríamos contra terroristas. O verdadeiro terrorista era eu, e o verdadeiro terrorismo é essa ocupação.
O racismo nos militares tem sido, durante muito tempo, uma ferramenta importante para justificar a destruição ou ocupação de outro país. Tem sido usado muito tempo para justificar a morte, subjugação ou tortura de outro povo. Racismo é uma arma vital usada por este governo.
É uma arma mais poderosa do que um rifle, um tanque, um bombardeiro, ou um navio de guerra. É mais destrutivo do que um projétil de artilharia, um anti-bunker ou um míssil Tomahawk.
Apesar de nosso país fabricar e produzir essas armas, elas são inofensivas sem pessoas dispostas a usá-las.
Aqueles que nos mandam para a guerra não têm que apertar um gatilho ou lançar morteiros. Eles não precisam lutar na guerra, sua função é vender a guerra.
Precisam de um público que esteja de acordo em mandar seus soldados para o perigo. Precisam de soldados dispostos a matar e serem mortos sem questionar.
Eles podem gastar milhões em uma única bomba, mas essa bomba só se torna uma arma quando as divisões militares estão dispostas a seguir as ordens de usá-la. Eles podem enviar um soldado a qualquer parte da Terra, mas só haverá guerra se um soldado concordar em lutar.
E a classe dominante, de bilionários que lucram com o sofrimento humano, se preocupa somente em expandir sua riqueza, em controlar a economia mundial.
Compreendam que seu poder consiste somente na habilidade de nos convencer de que a guerra, a opressão e exploração são de nosso interesse. Eles sabem que a riqueza deles depende da habilidade de convencer a classe operária a morrer, para controlar o mercado de outro país.
E nos convencer a matar e a morrer, é baseado na habilidade deles de nos fazer pensar que somos de alguma forma, superiores.
Soldados, marinheiros, marines, aviadores, não têm nada a ganhar com essa ocupação. A grande maioria das pessoas vivendo nos EUA, não tem nada a ganhar com essa ocupação.
Na verdade, nós não somente não temos o que ganhar, como sofremos mais por causa disso. Nós perdemos braços e pernas e damos nossas vidas de forma traumática. Nossas famílias têm que ver caixões cobertos com bandeira descendo a terra.
Milhões nesse país, sem assistência médica, trabalho ou acesso à educação, e nós vemos o governo gastar 450 milhões de dólares por dia nessa ocupação.
Pessoas pobres e trabalhadoras deste país são mandadas para matar pessoas pobres e trabalhadoras de outro país, e fazer os ricos ficarem mais ricos. Sem o racismo, os soldados perceberiam que têm muito mais em comum com o povo do Iraque, do que com os bilionários que nos mandam para a guerra.

Eu joguei famílias para a rua no Iraque, somente para chegar em casa e encontrar famílias jogadas às ruas neste país, nessa trágica e desnecessária crise imobiliária.
Devemos acordar e perceber que nosso verdadeiro inimigo não está em alguma terra distante, e não são pessoas cujos nomes não conhecemos ou cuja cultura não compreendemos.
O inimigo é gente que conhecemos muito bem, e que podemos identificar. O inimigo é um sistema que declara guerra quando é lucrativo, o inimigo é uma corporação que nos demite quando é lucrativo, é uma seguradora que nos nega assistência quando é lucrativo, é o banco que toma nossas casas quando é lucrativo.
Nosso inimigo não está a cinco mil milhas de distância, está bem aqui.
Se nos organizarmos, e lutarmos juntos com nossos irmãos e irmãs, nós podemos parar essa guerra, nós podemos parar esse governo, e nós podemos criar um mundo melhor."

"If tyranny and opression come to this land, it will be in the guise of fighting a foreign enemy... The loss of Liberty at home is to be charged to the provisions against danger, real or imagined, from abroad..."
- James Madison

Nenhum comentário: