musica con sentido e sentimiento

quarta-feira, julho 04, 2007

Trabalho escravo no Brasil.

O estado de Pará é hoje em dia o estado onde mais existe impunemente o trabalho escravo, só em 2006 foram libertadas algo de 1180 trabalhadores escravos nas fazendas da região.

O estado também é campeão de desmatamento ilegal e conflito de terras, que inclui basicamente fazendeiros contra indígenas da região e movimentos ruralistas da região.

No documentário "Nas Terras do Bem-Virá", dirigido por Alexandre Rampazzo, apresenta um informe revelador com depoimentos o que realmente acontece nessa região. Esta semana foi descoberta mais fazendas com trabalhador escravo, uma delas foi numa usina de álcool. A situação tende a piorar, como já tínhamos dito anteriormente, a forte procura por álcool e outros bio-combustiveis no mercado interno e internacional, esta levando a muitos produtores a aumentar as a sua produção, para isto precisam de mais desmatamento, de maior numero de mão de obra. Como a miséria no campo aumenta, aumentara a oferta de mão de obra, levando a muitos fazendeiros a praticas antitrabalhistas e delituosas. A chave para fazer este tipo de pratica ilegal é a impunidade a todo nível, ou melhor, quanto mais poder econômico e político eles tem, tanto maior será as chances de passar impune frente a delitos de toda índole. Posteriormente eles serão deputados, senadores, governadores etc. Se não são eles, serão seus parentes, seus comparsas, e assim um dia apareceram com milhões de dólares no bolso e vão justificar dizendo que venderam uma vaca a 300,000 reais. O contrario também acontece, depois de virar senador, governador, etc etc desviam o dinheiro publico para comprar grandes extensões de terras, e assim se tornam “empresários respeitados” e ou “caciques” de algum estado.

O trabalho escravo é uma triste cruel e injusta realidade, onde “empresários, fazendeiros, garimpeiros etc”,fazendo uso da suas conexões com o governo do estado, federal e judiciário, na impunidade se aproveitan de camponeses, trabalhadores rurais, muitos deles analfabetos e com uma única necessidade básica e urgente : a fome. Foi assim na Grécia antiga, foi assim no período feudal, e assim é no capitalismo atual. Em alguns estados brasileiros existe ainda uma estranha mistura de feudalismo e capitalismo, como aquela família de senadores da republica donos de empresas de TV, jornais e extensas terra no mesmo estado de Pará. Alem do mais, muitos de eses fazendeiros se apropriam das terras, expulsam aos indígenas da região e aumentam seu poder econômico e seus privilégios a custas do obreiro, do camponês e gente indefensa.

Nenhum comentário: