musica con sentido e sentimiento

segunda-feira, novembro 30, 2009

seca na amazonia







A seca de 2005 na Amazônia teve um impacto de 5 bilhões de toneladas extras de dióxido de carbônico na atmosfera terrestre, o que supera as emissões anuais de Europa e Japão, segundo estudo coordenado pela Universidade de Leeds, no norte da Inglaterra, divulgado na nova edição da revista Science.

Os cientistas afirmam que o fenômeno excepcional reverteu drasticamente o processo de absorção de carbono pela floresta, o chamado "sequestro de carbono", que vinha ocorrendo há pelo menos 25 anos e que ajudava na redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Normalmente, a Amazônia absorve cerca de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Mas, de acordo com o estudo, por causa da morte de árvores, a seca de 2005 fez com que essa quantidade de gás permanecesse na atmosfera e ainda levou a floresta a gerar outros 3 bilhões de toneladas.

A partir dos dados colhidos no estudo, os pesquisadores observaram que a Amazônia é "surpreendentemente sensível" à seca.

"A floresta vem ajudando a reduzir a velocidade das mudanças climáticas, mas agora vemos que confiar nesse 'subsídio' da natureza é extremamente perigoso", disse um dos coordenadores da pesquisa, Oliver Phillips, da Universidade de Leeds.


Seca 2009

A seca na região do rio Manaquiri levou a morte milhares de peixes. O rio Manaquiri, é um afluente do rio Solimões e fica na cidade de mesmo nome, Manaquiri, no Estado do Amazonas.

A falta de oxigênio na água fez com que os peixes buscassem por ar na superfície, contudo cansados, morreram aos milhares neste mês de novembro na Amazônia. É justamente pela interferência do homem no meio ambiente, e na Amazônia, que acontecem secas na região e a consequente mortes de peixes. Não foi só pela falta de chuva.

Nenhum comentário: