musica con sentido e sentimiento

sexta-feira, novembro 17, 2006


Os Kjarkas de Bolivia



O grupo de musica andina LOS KJAKAS celebraram este ano os 35 anos de êxito a nível internacional, fundando pelos hermanos Ulises Hermosa, Elmer hermosa e Gonzalo Hermosa, muito jovens saíram da sua terra com objetivo de mostrar a riqueza artística, criativa do povo Boliviano. No inicio dos anos 80 tiveram muito sucesso no Japão. Depois passaram a França e finalmente em toda América latina de fala hispana. Durante os 35 anos de composição e interpretação musical colheram muitos êxitos com as suas belas musicas. Uma destas musicas muito conhecido no Brasil é o famoso ‘chorando se foi” ou “llorando se fue” pelo grupo Kaoma (que também teve muito sucesso no Brasil e em muitos paises com o ritmo Lambada). Esclarecendo que o diretor do grupo Kaoma, um francês sem escrúpulos copio a letra e musica ao português ao momento de forma o grupo Kaoma.
A musica “llorando se fué” foi composta por Gonzalo Hermosa e com musica de Ulises Hermosa, em ritmo de Saya. Saya é um ritmo caliente para dançar em grupo ou em dupla. Tem influencia africana no contexto da musica andina. Sua origem se remonta aos tempos da escravidão dos negros trazidos da áfrica, quem mesmo usando os grilletes nos tornozelos se atreviam a dançar seus ritmos ancestrais. Com correr do tempo ate os descendentes dos espanhóis os chamados “criollos” e os “Mestizos” adequaram este ritmo para dançar, e denominaram de Saya. No altiplano peruano boliviano também se conhece como Tuntuna, nesta ultima dança o vestuário é mais simples que na Saya.

O genial compositor Ulises Hermosa já morre de câncer faz muitos anos atrás, e pelo grupo já passaram diversos artistas Bolivianos e um Peruano. Hoje tem dia tem um novo integrante um Japonês Makoto Shishido.

Este pequeno resumo faz homenagem a estes grandes músicos e compositores da musica andina. Hoje em dia tem grupos-escolas no seu estilo em varias partes do mundo. Europa Japão, México e América do sul.

Y que viva por sempre o grande poeta Ulises Hermosa.


letra: Gonzalo Hermosa
musica: Ulises Hermosa

Llorando se fue
y me dejó solo sin su amor (bis)
Sola estara
recordando este amor
que el tiempo no puede borrar(bis)
La recuerdo hoy
y en mi pechono existe el rencor (bis)
Llorando estará
recordando el amor
que un diá no supo cuidar(bis)
Llorando se fue
y me dejó solo sin su amor(bis)
Sola estará
recordando este amor
que el tiempo no puede borrar(bis)


Video online no YouTube "llorando se fué"

Nenhum comentário: