musica con sentido e sentimiento

sexta-feira, maio 16, 2008

Einstein em relação a Deus.

Uma carta do brilhante Físico A. Einstein para um colega Filosofo, foi revelada, nela o Físico revela descrença em Deus e o papel das religiões no mundo em particular opina sobre a religião judaica, e a crença arcaica que Israel seria o povo escolhido de Deus.

a tradução:

"A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma colecção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis"

"Para mim, a religião judaica, como todas as outras, é a encarnação de algumas das superstições mais infantis. E o povo judeu, ao qual tenho o prazer de pertencer e com cuja mentalidade tenho grande afinidade, não tem qualquer diferença de qualidade para mim em relação aos outros povos."

"Até onde vai minha experiência, eles não são melhores que nenhum outro grupo de humanos, apesar de estarem protegidos dos piores canceres por falta de poder. Mas além disso, não consigo ver nada de 'escolhido' sobre eles".

comentário: aquela velha discussão de que A. Einstein acreditava em Deus, pelo fato ele ter comentado que "Deus não jogaria aos dados" caie por terra. Esta carta confirma o que verdadeiramente ele pensava, e aquela frase nada mais foi uma frase metafórica: ele quis dizer que não acreditava que a natureza seja totalmente a-causal ou aleatória, no contexto do surgimento da mecânica quântica para entender a natureza de pequenas partículas e suas integrações.
Algumas religiões usam essa famosa frase de A. Einstein para ganhar mais adeptos, considerando erradamente que um dos melhores cientistas do século passado acreditava em Deus.

em relação ao fato que os judeus ortodoxos pensem que eles são a raça escolhida por Deus, junto com a sua religião; pelos acontecimentos nos últimos 60 anos, e principalmente hoje quando a cada dia em nome do estado judaico de Israel se asse-sina, se mata famílias, crianças, se castiga com fome, falta de agua e de luz a povos inteiros nos territórios árabes, é loucura,insensatez e fascista pensar que os judeus é a raça escolhida por Deus. Se ele existisse como poderia permitir tais atrocidades.
Na verdade a religião foi criada na maioria das culturas para poder dominar povos inteiros, e assim se manter no poder por longos períodos. Marx, falou que a religião é o opio do povo, que não lês permite tomar os seus destino na suas mãos. Por ultimo a moralidade não é atributo exclusivo das religiões, nem muito menos a fé e atributo exclusivo das religiões. mesmo os não crentes em Deus acreditamos que a fé move montanhas. Na historia temos muitas provas de isso. A grande derrota do império americano pelos aguerridos vietnamitas demonstra que quando se tem fé, se tem uma ideologia se tem uma pátria, uma família e um destino por construir nada é impossível.

Nenhum comentário: