musica con sentido e sentimiento

domingo, março 15, 2009

Morales, devolve terras a seus donos

na globo online saiu uma noticia com o seguinte titulo

"Morales repassa aos indígenas terras confiscadas de ricos.
Foi uma nova demostração de força do presidente da Bolivia"

Que se saiba antes dos 500 anos da invasão e genocidio por parte dos espanhois na America morena, esssas terras foram dos indigenas, os colonizadores se apropiaram. Desde a época da conquista até os ultimos anos, se apropiaram do poder, para beneficio propio, para acumular riquezas e grandes extesões de terras. Os novos imigrantes europeios que estão em santa cruz de la sierra e a nova elite boliviana (provenientes dos espanhois que se fixaram na bolivia, é claro), são donos dos principais meios de informação, de fazendas, etc.

Morales não esta cometendo algum ato contra a lei, esta agindo com a lei e com causa justa, devolvendo essas terras (apropiadas a força pelos invasores desde seculos, ate as ultimas decadas) a seus verdadeiros donos.
Por tanto, a informação que aparece na globo deste domingo é intencional, no sentido de mostrar um Morales "injusto" com os supostos donos de essas terras. Não é demostração de força, posto que a "nueva constitucion" da republica garante terra para quem quer trabalhar, para aqueles indigenas com terras diminutas ou sem terra, terra que tem a cor da sua sangre, da sua pele, onde o usurpador são os latifundiarios antigos e os novos (aqueles brasucas que realizam monocultivos, de soja de milho, etc).


Nenhum comentário: