musica con sentido e sentimiento

sexta-feira, junho 01, 2007

Hugo chavez e a democracia ao estilo do senado brasilero

Enquanto hugo chavez, não renovou a permissão de continuar no ar

A empresa de televisão privada RCTV, aqui no Brasil existem mais um escândalo sobre corrupção. Nas fraudes em licitações publicas estão imvolucrados funcionários públicos de alto escalão , senadores, diputados, governadores etc.

Dinheiro publico em milhões de reais, vão parar nas mãos de empresas ilícitas, estes a sua vez dão “doce” a os involucrados na corrupção pelo favorecimento. Assim o dinheiro do trabalhador honesto vá enriquecer um pequeno grupo de pessoas com poder político e econômico. Não satisfeitos com isto, em forma rápida e eficiente os senadores aumentaram seus salários, do mesmo jeito que fizeram os deputados; em forma rápida e eficiente quando um setor do povo brasileiro e a mídia estava “distraída” com a vinda do papa bento.

Nisso, chegou a noticia que estudantes (da classe meia, filhos das oligarquias, etc) saíram às ruas de Venezuela gritando pela “liberdade de expressão”. Liberdades sempre a tiveram, desde a chegada dos espanhóis a esta parte do continente (1). Na verdade o que dói a eles é que esta saindo do ar a empresa de TV que defendeu e defende unicamente os interesses deles: É a saudade de não aparecer na TV jogando golfe, tomando licores caros no county clube vendo corrida de cavalos etc. Adicionalmente dói a perda de poder político dentro do governo e a saudade de gastar dinheiro publico em festas dentro palácio de miraflores.

Depois, o presidente do senado brasileiro (aquele, que ainda não explicou a sua participação nos últimos eventos macabros de corrupção) ficou indignado com os fatos na Venezuela, e o senado “pediu explicações à Venezuela” pela não renovação da empresa RCTV, aquela empresa que deu um golpe falho ao Hugo Chavez em 1992. Oras, O governo venezuelano não tem que explicar nada ao senado brasileiro. Qualquer pessoa tem direito de opinar, verdade, mais nenhuma personalidade política e ou instituição do governo tem direito de pedir explicações a ações de outros governos em assuntos internos. Posteriormente, o Chavez que não teme nem mesmo ao “diabo” em pessoa, respondeu na altura. Aqui vem o fato incrível. O senado brasileiro não gostou da resposta de Chavez e pediu explicações (tem direito claro) e ainda diz que vai levar a queixa ao mercosul.

Ou seja, “personalidades publicas” brasileiras podem opinar, exigir sobre ações do governo de Venezuela mais contrario não é possível ?. Isto seria uma mostra da mentalidade pequena feudal de estas personalidades no contexto de América latina, ou um ato de apoio implícitas a RCTV, ou ambas, ou será talvez que eles precisam destas controvérsias entre paises e meios de comunicação para tampar os problemas sérios que eles tem frente à opinião publica Brasileira ?.


Aqui vão algumas perguntas :
Não seria antidemocrático o fato de se aumentar salários sabendo que a absoluta maioria do povo que paga esse salário, tem um salário miserável..?

Seria elícito fechar uma empresa de TV que planificou junto com alguns militares e empresários um golpe de estado com clara participação de membros do governo americano (1). Uma empresa que não esta interessada em liberdade de expressão para TODOS, mais sim o controle da informação em proveito de uma minoria e confessamente estão interessado em derrubar um governo que foi eleito pelo grosso da população e ainda tem mais apoio que o Lula, por exemplo.

Não seria antidemocrático, quando em um país existem meios de comunicação quem na sua totalidade pertencem ao setor oligárquico e/ou aos setores de maior poder político e econômico ?



(1) Momentos antes do golpe, o presidente da RCTV e o empresário Carmona (que seria o futuro presidente, depois de matar chavez) foram a estados unidos para conversar com o governo americano para tratar assuntos de Venezuela (¿ que assunto ?) . Isso claramente se tipifica como traição à pátria.

(2) Os meios de comunicação deve sim, ser útil a população na sua totalidade, isto inclue : educação, cultura, sporte e lazer de todos e para todos; informação sem manipulação. Na perspectiva de defender interesses das grandes maiorias e exigir sim que o dinheiro publico como aquela que vem do petroleo na venezuela seja verdadeiramente util para o povo venezuelano. mostrar e denunciar corrupção dos que estão no poder. Mais nada de isso interessa a alguns; o que realmente interesssa para eles é a retomada do poder e o beneficio do dinheiro público nas maos.

Nenhum comentário: