musica con sentido e sentimiento

segunda-feira, dezembro 11, 2006

O Ditador Pinochet terminou morrendo em Santiago de Chile, responsável político e militar das atrocidas cometidas desde que deu golpe de estado ao eleito salvador Allende de tendência socialista, (ele foi morto no palácio da moeda, durante o assalto) com ajuda direta de estados unidos.

Lembrando os acontecimentos. Estados unidos com a sua política de controlar diretamente os paises sudamericanos criam um clima de governos ditatoriais praticamente em todos os paises da região. Ditadores que realizaram assesinatos, genocídio a comunidades campesinas, e movimentos de tendência socialista, em general a todo movimento que se oponha ao sistema vigente. Somente na Argentina foram oficialmente contabilizadas mais de 30 mil mortos, no Chile não foi diferente.

Como se sabe, salvador Allende foi eleito como presidente de Chile, era claro sua convicção socialista e por tanto um perigoso para os interesses americanos: para suas empresas transnacionais com base em Chile e claro também pra a classe dominante de Santiago alinhada claramente com a cultura americana e inglesa.

Foi então que a CIA junto com o Pinochet (traidor a pátria chilena) decidiu sabotar o governo popular de Allende. uma das estrateguias foi comprar centos de toneladas de alimentos dos centros de abastecimento, para enterrar debaixo a terra! Com a finalidade de encarecer alimentos de primeira necessidade nas principais capitais de Chile. De esta forma criar conflito entre o governo de Chile e o povo. ".....Havia um grande boicote ao governo, até no terreno da alimentação, com o desaparecimento de produtos essenciais. “Tinha que se lutar dia a dia, sobretudo a partir do segundo ano de governo. No terceiro ano, a situação estava muito complexa e Allende decidiu chamar um plebiscito. Mas os militares ficaram temerosos de que esse plebiscito servisse para confirmar Allende no poder, já que na última eleição, uma eleição senatorial, Allende havia subido dez pontos. Estava com 46%. E numa eleição municipal tinha subido até mais: 50%” Foi então que se preparou o golpe militar de 11 de setembro de 1973....." (fragmento deste artigo)

A forza aerea bombardeou o palácio da moeda (palácio de governo), segundo dizem com pilotos americanos. Foi assim que ele se instalou no poder, como um regime fascista, com apoio direto de estados unidos e ao serviço dela. Realizando limpeza étnica, muitas favelas das cercanias de Santiago foram barridas literalmente. Todos os movimentos estudantis e obreiros foram perseguidos. Ex-militares possíveis opositores foram mortos com ajuda direta da cia, em outros paises. Y crio um estado poderoso militar e economicamente, a custas do assalariado mestiço e indígena, a exploração do mineiro como principal fonte de exportação.Usando os carabineiros Assassinou miles de pessoas, opositores ao regime: chilenos e estrangeiros no pais, entre eles brasileiros, argentinos espanhóis, ate alguns padres da Eclésia católica. Aqueles parasitas que ficaram nas portas dos hospitais cantarolando o nome de Pinochet foram aqueles que se beneficiaram economicamente direta ou indiretamente com a implantação do pior sistema fascista em América latina. “gracias” a exploração do minério como principal fonte de exportação.

Durante a guerra de Argentina e Inglaterra do ano 1982, ele cedeu bases aéreas para o governo inglês de Margaret thacher, que possibilitou também a rápida rendição do governo militar em Argentina. E Finalmente roubou centos de milhões de dólares dos cofres públicos (isto não é um exagero), dinheiro que pertence a todas as cores do povo chileno e não somente a uma pequena minoria branca e sanguessuga. Hoje em dia esse dinheiro esta em mãos dos familiares e filhos, parte em estados unidos e parte em paraísos fiscais.

Pelos feitos na sua horrenda vida de senhor feudal moderno ao serviço dos interesses de uma minoria branca e servil ao imperialismo americano, não merecia morrer agora, mas bem ser julgado pelos seus atos, e devolver todo o dinheiro roubado ao povo chileno.

Basta lembrar que ele mandou torturar até cortar as mãos do grande compositor e violeiro Victor jará, (árduo opositor ao regime e brilhante canta-autor de musica popular chilena) . Tendo isto, esperamos que o governo Chileno coloque o corpo dele num buraco (como ele acostumava fazer com os seus opositores). Seria nada mais justo e correto.

outro comentario aqui

..........................................

Victor jara vive!!!!!!

El manifiesto.mp3 (victor jara)

Yo no canto por cantar
ni por tener buena voz,
canto porque la guitarra
tiene sentido y razón.

Tiene corazón de tierra
y alas de palomita,
es como el agua bendita
santigua glorias y penas.

Aquí se encajó mi canto
como dijera Violeta
guitarra trabajadora
con olor a primavera.

Que no es guitarra de ricos
ni cosa que se parezca
mi canto es de los andamios
para alcanzar las estrellas,
que el canto tiene sentido
cuando palpita en las venas
del que morirá cantando
las verdades verdaderas,
no las lisonjas fugaces
ni las famas extranjeras
sino el canto de una lonja
hasta el fondo de la tierra.

Ahí donde llega todo
y donde todo comienza
canto que ha sido valiente
siempre será canción nueva.

Aqui cancionero popular de victor jara

Nenhum comentário: