musica con sentido e sentimiento

segunda-feira, maio 14, 2007

As mentiras do papa

"O anúncio de Jesus e de seu Evangelho não supôs, em nenhum momento, uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura estrangeira", disse o papa, em Aparecida (SP).

A invasão imperial trouxe o maior genocídio da América Latina. Na verdade, ja é momento que algum sacerdote saísse e dissesse que se envergonha ao ouvir que dizem que os povos indígenas estavam esperando a evangelização".
Com os invasores espanhois e portugueses, vieram
-doenças
-violencia sanguinaria
-imposição de outra religião (tao diferente as creenças da região, as quais tinham muita conexão com a natureza e o respeito a ela)
- a ganancia, e o enriquecimento fundamentado na exploração e escravidão.
-
a pilhagem de ouro e prata dos templos e santuarios das culturas andinas e ou mesoamericanas
-escravidão : nas minas, para produção de ouro e prata e outros minerios. O ouro e prata foi parar para os reies catolicos da espanha, para o vaticano, e parte roubado pelos corsarios em altomar por encargo da coroa inglesa.
- com os invasores começou a miseria, a pobreza, e a fome.
Se acredita que as doenças e a violencia disimaron os 14 milhoes de incas a tao somente centos de miles, em 200 anos.
Evidentemente, tudo isso, nao foi encontro de dois culturas, como dizem algums descendentes de espanhois e hoje o papa bento. Foi uma conquista seguida de genocidio por parte da cultura europeia sobre outra, a cultura dos incas e outras culturas. Devemos lembrar que os conquistadores vieram a nome dos reis catolicos de espanha, entao o catolicismo permitiu deliberdamente este genocidio nesta parte do continente. Tal é assim que somente um ou dois padres catolicos que acompanhabam aos conquistadores se pronunciaram contra o sistema de pillagem e genocidio, a maioria deu a bençao a tais atos criminais do conquistador.

Antes da chegada dos espanhois, por exemplo, no imperio dos Incas : Todos tinham para comer, absolutamente todos, ésa era uma regra basica segundo a prescrição:"terra para quem a trabalha"
-Todos trabalhabam, todos (1). Não tinha nehum pessoa que vivese com riquezas acumuladas, como podemos ver hoje depois de 500 anos de conquista e genocidio. Inclusive, eles construiam instalações
(chamados em quechua: tambos) com estoques de comida (milho, batata, carne seca, etc etc) na beirada dos caminhos, para qualquer viajante posa comer e descansar.


1.- Tinha nos Incas uma regra moral : ama sua, ama llula, ama kella, que quer dizer
nao seja ladrao, nao seja mentiroso, e nao seja ocioso ( respectivamente)

Nenhum comentário: